Buscar: Newsletter:

Comunicação

Uma boa notícia: The Intercept agora terá versão em português

DO BAHIA TODO DIA 02/08/2016 | 18h56

O jornalista norte-americano Glenn Greenwald, conhecido por tornar públicos os segredos do ex-agente da CIA Edward Snowden no jornal britânico The Guardian, acaba de lançar a versão em português de seu portal de notícias, o The Intercept. Mais recentemente, ele é o responsável por denunciar ao mundo o golpe sofrido pela presidenta Dilma no Brasil.

Em um texto de apresentação da página (leia aqui), ele faz críticas ao monopólio da mídia no Brasil. "Há muito tempo, o quinto país mais populoso do mundo é dominado por um número reduzido de veículos de comunicação, dos quais a grande maioria apoiou o golpe de 1964 e os 21 anos da violenta ditadura de direita que se seguiram. Essas instituições ainda pertencem às mesmas cinco famílias extremamente ricas e poderosas", diz ele, acrescentando que o "monopólio resultou em um mercado de comunicação que asfixia a diversidade e a pluralidade de opiniões", diz ele no texto de lançamento. 

A decisão de lançar a versão em português do The Intercept se deu após Greenwald perceber que os artigos do portal escritos em inglês e português tinham uma "reação extraordinária" e que o público tem "crescido rapidamente". 

Há duas semanas, Greenwald denunciou a fraude da pesquisa Datafolha, usada pelo jornal Folha de São Paulo para enganar os leitores e ajudar o governo golpista, em um caso que enterrou o resto de boa reputação que o jornal paulista ainda guardava. Segundo ele, o fato deixou “claro que há um enorme apetite por formas alternativas de jornalismo no país".

"Acreditamos que a sede por um jornalismo mais independente, pluralístico e destemido vai além da crise política pela qual passa o país. Ao simplesmente ignorar grande parte da população, os grandes veículos de comunicação brasileiros mascaram os principais desafios sociais e econômicos presentes, assim como a diversidade de opiniões e movimentos existentes no país", afirma Glenn Greenwald. 



Bahiatododia - o site da notícia - © Copyright 2011 a 2016 | Todos os direitos reservados.