Buscar: Newsletter:

Comunicação

Globo humilha STF e Teori Zavascky ao reapresentar áudio ilegal

DO BAHIA TODO DIA 15/06/2016 | 09h37

Já dissemos e repetimos aqui que um Supremo Tribunal Federal desmoralizado tal qual o do Brasil só poderia existir se no mundo houvesse outro Brasil. Nesta terça (14) e quarta (15), a Globo provou porque isso que repetimos é a mais pura verdade. A emissora reapresentou em seus telejornais o áudio ilegal que o ministro Teori Zavascky, relator da Lava Jato no STF, mandou retirar do  processo contra Lula. 

A atitude da Globo é um escárnio com a justiça, as instituições, com a sociedade, com o Brasil. É uma agressão ao ex-presidente Lula, que injustamente atacado pela emissora com a divulgação de um áudio obtido de forma ilegal e vazado também de forma ilegal pelo juiz tucano Sérgio Moro, teve que passar novamente pelo constrangimento político. Um crime foi cometido pela Globo e Moro, foi reconhecido como crime pelo ministro Teori Zavascky, portanto pelo STF, mas a emissora deu de ombros: cometeu o crime de novo.

Disse o ministro teori: "a decisão proferida pelo magistrado reclamado (Moro) está juridicamente comprometida, não só em razão da usurpação de competência, mas também, de maneira ainda mais clara, pelo levantamento de sigilo das conversações telefônicas interceptadas". E mais: “Foi também precoce e, pelo menos parcialmente, equivocada a decisão que adiantou juízo de validade das interceptações, colhidas, em parte importante, sem abrigo judicial, quando já havia determinação de interrupção das escutas”.

Fosse esse um país com uma justiça séria, ocorreriam duas coisas. Primeiro, o juiz tucano Sérgio Moro, vazador de sigilos judiciais, seria afastado por prática de crime. Por muito menos outros juízes já foram punidos. Segundo, o ministro Teori Zavascky mandaria uma ordem de prisão para os responsáveis pela reexibição do áudio ilegal, na Globo. 

Mas o Brasil está mostrando não ser um país sério e nem ter uma suprema corte que age com respeito a sua função e prerrogativas. O país desce ladeira abaixo no cenário mundial em termos de respeitabilidade, democracia e modernidade. Tem um governo golpista que governa há um mês, um ministério formado por vários bandidos investigados e uma justiça que ignora as leis e julga conforme conveniências políticas e midiáticas. 

Triste Brasil. 



Bahiatododia - o site da notícia - © Copyright 2011 a 2016 | Todos os direitos reservados.