Buscar: Newsletter:

Bahia

Bahia sedia Campeonato Mundial Júnior de Luta Olímpica

DO BAHIA TODO DIA 12/08/2015 | 08h18

Até domingo (16), a Bahia se transforma na sede internacional da luta olímpica com a disputa do Campeonato Mundial Júnior de Wrestling. A abertura da competição, que acontece pela primeira vez na América do Sul, foi realizada na noite desta terça (11), no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas. O governador Rui Costa esteve entre as autoridades presentes na cerimônia.

"É um equipamento multifuncional que abriga vários esportes. Portanto a Bahia entra definitivamente no calendário nacional e internacional do esporte", disse Rui ao destacar a estrutura do Centro Pan-Americano como decisiva para receber o evento.

A Bahia foi escolhida pela Confederação Mundial de Wrestling como sede por oferecer as melhores condições para o evento durante a defesa da candidatura, na cidade polonesa de Walzbrych, em março deste ano. Concorreram também Lausanne (Suíça), Sofia (Bulgária), além de três capitais brasileiras - Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. 

Estrutura

O Centro Pan-Americano de Judô ocupa 20 mil metros quadrados e possui ginásio climatizado, com oito áreas oficiais para treinamento e quatro para competição, capacidade para cerca de duas mil pessoas, centro de preparação e recuperação física de atletas. O equipamento esportivo possui 235 vagas de estacionamento, restaurante, Museu do Judô, centro de capacitação profissional, auditório para 200 pessoas, sala vip, centro de treinamento, alojamento com dez suítes, 12 dormitórios duplos, oito quádruplos, sala de jogos, piscina, quadra poliesportiva e pista de corrida de 100 metros com quatro raias para aquecimento dos atletas.

O mundial reúne 600 atletas, entre 18 e 20 anos, de 62 países, além de equipes técnicas e dirigentes. Antes mesmo da abertura oficial, o programa do primeiro dia de competições foi aberto, no final da manhã, com as fases eliminatórias e repescagens do estilo greco-romano. A cada dia são disputadas quatro categorias de peso.

De quarta (12) a sexta (14), lutadores da modalidade realizam 'clínicas', em 50 escolas estaduais e municipais de Salvador e região metropolitana, para difundir o esporte entre crianças e jovens baianos. Um dos esportes olímpicos mais antigos, a luta faz parte do cronograma dos jogos Rio 2016.



Bahiatododia - o site da notícia - © Copyright 2011 a 2016 | Todos os direitos reservados.