Buscar: Newsletter:

Bahia

Sefaz-Ba implanta sistema on-line para aperfeiçoar fiscalização

DO BAHIA TODO DIA | 31/07/2015 | 12h30

A Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba) implantou uma nova ferramenta eletrônica destinada a ampliar a eficiência no planejamento da fiscalização e propiciar maior capacidade de análise de batimentos de dados fiscais de contribuintes. Trata-se do Painel de Planejamento da Fiscalização (PPF), que permitirá detectar mecanismos utilizados por contribuintes para evitar a geração de obrigações tributárias.

A principal característica do PPF é a disponibilização de informações e batimentos fiscais consolidados sobre todos os contribuintes da Bahia. Através do PPF, o fisco pode ter acesso a dados do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), como a Escrituração Fiscal Digital (EFD), a Escrituração Contábil Digital (ECD), o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Além disso, pode consultar informações como arrecadação, cadastro e autuação de contribuintes.

O PPF toma como base um protótipo criado pela Diretoria de Planejamento da Fiscalização (DPF) da Sefaz, em conjunto com o corpo de gestores das diretorias de fiscalização. O diretor de Planejamento da Fiscalização da Sefaz, Frederico Durr, explica que esta é a primeira ferramenta que permite a visualização das informações fiscais como um todo, incluindo totalizações, somatórios e comparações entre contribuintes e/ou entre um contribuinte e indicadores de sua região ou atividade econômica.

"O sistema foi uma criação conjunta de todo o grupo fisco e, por esse motivo, contempla as principais necessidades do planejamento da fiscalização. A ferramenta permite, por exemplo, visualizar os contribuintes com carga tributária abaixo da média de sua atividade na região de atuação ou os contadores das empresas que possuem maior divergência entre escrituração fiscal digital e nota fiscal eletrônica", explica Durr.



Bahiatododia - o site da notícia - © Copyright 2011 a 2016 | Todos os direitos reservados.