Buscar: Newsletter:

Agricultura

EUA abrem mercado para carne bovina 'in natura' do Brasil

DO BAHIA TODO DIA 30/06/2015 | 10h15

Os EUA anunciaram a abertura de seu mercado à carne "in natura" brasileira, como parte dos acordos firmados durante a visita da presidenta Dilma Roussef ao país. Os norte-americanos enfrentam custos elevados de produção e queda intensa do rebanho nos últimos anos, dependendo das importações nos próximos anos.

A medida do goveno norte-americano encerra uma restrição de 15 anos motivada por restrições sanitárias. A decisão contempla os estados que estão livres de febre aftosa com vacinação: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Tocantins, Rondônia, São Paulo e Sergipe. 

Hoje, sem carne "in natura" no fluxo de comércio com o Brasil, os EUA importaram o correspondente a US$ 4,8 bilhões no setor de agronegócio em 2014. Já o Brasil importou o correspondente a US$ 1,7 bilhão dos americanos nesse período. 

“Temos que persistir obstinadamente em praticar uma defesa agropecuária de forma permanente. Vamos trabalhar para que o Brasil se situe entre os cinco países do mundo como referência agropecuária”, afirmou a ministra da Agricultura, Kátia Abreu.




Bahiatododia - o site da notícia - © Copyright 2011 a 2016 | Todos os direitos reservados.