Buscar: Newsletter:

Agricultura

Praga do 'amarelamento letal' será um dos temas principais na Fenacoco

DO BAHIA TODO DIA 01/08/2014 | 15h32

A praga do amarelecimento letal será um dos temas mais debatidos na Feira Nacional do Coco (Fenacoco), que acontece de 6 a 8 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia. No dia 7, um painel inteiro será dedicado a discussões sobre a praga.

O pesquisador, Ph.D em Fitopatologia e Assessor da Diretoria Executiva de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Jefferson Luís da Silva Costa, vai ministrar a palestra "Amarelecimento Letal: Plano de Contingência, Aspectos Quarentenal e Melhoramento Preventivo do Coqueiral”.

Quando o Amarelecimento Letal se instala em uma localidade, a paisagem muda em poucos meses. Os coqueirais assumem a aparência de um paliteiro. Não há folhas e o que resta dos coqueiros se assemelha a postes em um cenário de explosão. Com a doença há uma queda dos frutos, abortamento de flores, amarelecimento e queda das folhas e morte do meristema apical, que é o tecido responsável pelo crescimento da planta, comentou.

No Brasil, já existe um plano de contingência aprovado pelo Ministério da Agricultura para evitar a chegada da doença. A alternativa é bloquear todas as entradas do país como portos e aeroportos e começar a testar novos materiais mais resistentes a doença.



Bahiatododia - o site da notícia - © Copyright 2011 a 2016 | Todos os direitos reservados.