Buscar: Newsletter:

Criança

Estudantes criaram jogos ecológicos

Brinquedos são de materiais reaproveitados

DO BAHIA TODO DIA | 08/11/12| 09h54

 

O desafio proposto a estudantes de design, pelo projeto Criar para Brincar - Festival de Artesanato Lúdico, do Instituto Baraeté, em São Paulo, foi a criar brinquedos com sobras de material da indústria.

 

Entre os três melhores resultados surgiram os jogos Bola-Bamba, Cubis e a Mandala. O projeto premiou os participantes com uma quantia em dinheiro e uma viagem. Os concorrentes receberam madeira, papel e tecido, além de poderem usar cola, verniz e tinta atóxicos, barbante e linha de costura para montar o brinquedo.

 

Para dar credibilidade aos resultados, as invenções foram testadas por órgão acreditado ao Inmetro e por crianças. Depois, um júri formado por profissionais de design, arquitetura, educação, sustentabilidade e mercado de brinquedos escolheu os três melhores entre os favoritos das crianças.

 

Os brinquedos

 

O Bola-Bamba, da dupla vencedora pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), é uma brincadeira onde os jogadores arremessam uma bolinha para cima e encaixam as partes da raquete enquanto a bola está no ar.

 

Em segundo lugar ficou o Cubis, uma espécie de cubo-mágico onde as crianças montam um objeto através de cores, encaixes e sons. A Mandala foi inspirada no quebra-cabeça chinês Tangran e possibilita a formação de várias figuras.




Bahiatododia - o site da notícia - © Copyright 2011 a 2016 | Todos os direitos reservados.